Central de Marcação: (21) 2493-8561

O que é a cirurgia refrativa? Saiba mais sobre o procedimento!

fotoo

Ir à praia sem precisar se preocupar com a visão, ir a uma sessão 3D e não precisar pensar em como utilizar dois óculos ao mesmo tempo, acordar enxergando perfeitamente bem…Você já imaginou como seria uma vida livre de óculos ou lentes de contato?

Os problemas refrativos podem ser um grande empecilho para algumas situações rotineiras e livrar-se deles na maioria das vezes pode parecer um grande sonho. A cirurgia refrativa pode ser a solução que você estava procurando para ter uma rotina longe dos problemas de visão no seu cotidiano, por isso, hoje viemos te contar um pouquinho mais sobre ela! 

Mas o que são os erros refrativos?

Os erros refrativos são os problemas visuais que mais acometem os pacientes e a principal razão pela qual as pessoas costumam procurar uma consulta oftalmológica. Eles ocorrem quando existem alterações no tamanho do olho, formato da córnea ou no cristalino, fazendo com que os raios de luz não sejam focados na retina, provocando alterações na nitidez das imagens formadas.

O principal sintoma é o embaçamento da visão para longe ou perto, e seus tipos mais comuns são: miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo.

O tratamento pode ser feito através do uso de óculos ou lentes de contato, além da opção da cirurgia refrativa, capaz de reduzir ou eliminar o grau dos erros refrativos, deixando o paciente livre destes problemas de visão.

Cirurgia Refrativa

Como dito, esta pode ser a melhor opção para quem deseja estar completamente livre dos erros de refração. 

A cirurgia é realizada de forma simples, rápida e segura e não requer internação. O procedimento é realizado com objetivo de remodelar suavemente a superfície da córnea através de um equipamento com luz ultravioleta. Através disso, a curvatura é alterada para que os erros de refração sejam corrigidos.

A consulta oftalmológica é necessária antes da operação para que um exame oftalmológico completo seja realizado. Em geral, a cirurgia é indicada para pacientes diagnosticados com erros refrativos que possuem mais de 21 anos e estejam com grau considerado estável. 

O pós-cirúrgico é considerado tranquilo, entretanto, por tratar-se de uma área sensível, após a cirurgia é possível que o paciente sinta coceira, desconforto ou sensação de corpo estranho, além de apresentar visão embaçada e lacrimejamento. 

Estes sintomas são passageiros e duram apenas alguns dias, mas é importante lembrar dos cuidados como não coçar os olhos, utilizar os colírios prescritos e manter uma boa higiene ocular para não existirem possíveis complicações!

Com os cuidados corretos e o acompanhamento médico, você certamente terá um pós-operatório tranquilo, livre de possíveis problemas e o melhor: uma visão espetacular!

Onde realizar a cirurgia refrativa?

Na Oftalmo Città, clínica localizada no Rio de Janeiro, temos uma série de profissionais qualificados para realizar a cirurgia refrativa. Possuímos um corpo clínico renomado e altamente especializado no campo da oftalmologia. 

Além disso, contamos com equipamentos tecnológicos e estrutura de alto padrão, a fim de promover o melhor atendimento para os nossos pacientes.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar:

Resultado de Exames

Prof. Dr. Gustavo Novais

Córnea & Refrativa

Director of communications PanCornea Society (2015-2016).

Diretor de cursos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (2015-2016).

Doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM).

Chefe do setor de córnea da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Residência médica em Oftalmologia no Hospital Municipal da Piedade/RJ.

Fellowship em córnea e doenças externas – McGill University, Montreal/Canadá.

Fellowship em córnea e doenças externas – Hospital Oftalmológico de Sorocaba/SP.

Observership em córnea e doenças externas – Massachusetts Eye and Ear Infirmary- Harvard- Boston/EUA.

Observership em córnea e doenças externas – Bascom Palmer Eye Institute – Miami/EUA.

Prof. Dr. Eduardo Novais

Retina Cirúrgica/Clínica & Mácula

• Pós-doutorado pelo New England Eye Center at Tufts School of Medicine, Boston/Estados Unidos.

• Doutorado em Oftalmologia (Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM).

• Especialista em retina cirúrgica e clínica (UNIFESP/EPM).

• Oftalmologista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pelo International Council of Ophthalmology (ICO).

• Fellowship no The Henry C. Witelson Ocular Pathology Laboratory – McGill University, Montreal/Canadá.

• Membro da equipe de pesquisa clínica em Oftalmologia da Unifesp/EPM, liderada pelo Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. e Profa. Dra. Cristina Muccioli.

• Membro da Academia Brasileira de Oftalmologia (ABO).
Membro do programa “Jovens lideranças médicas” da Academia Nacional de Medicina.

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.