Central de Marcação: (21) 2493-8561

Como ocorre a cirurgia de catarata? Entenda o passo a passo!

tre

A Catarata é considerada uma das principais causas de deficiência visual no mundo, por isso, o conhecimento sobre seu tratamento é essencial! 

Estar atento a sintomas como visão embaçada, diminuição da percepção das cores ou a dificuldade em enxergar em ambientes com menos luminosidade é fundamental para o diagnóstico precoce.

Apesar do único tratamento ser a cirurgia, o procedimento é seguro e indolor, e em geral, possui rápida recuperação. Confira o artigo e saiba mais! 

A Catarata

A Catarata é um problema ocular que pode atingir todas as faixas etárias, mas principalmente a terceira idade, e consiste na opacificação do cristalino (lente natural presente dentro do  olho). A catarata pode ser diagnosticada em diferentes tipos e seus sintomas principais são: visão turva ou nebulosa, hipersensibilidade à luz, cores amareladas, dificuldade de enxergar em ambientes escuros, entre outros. 

Cirurgia de Catarata

O tratamento é feito através de cirurgia, após o diagnóstico com um profissional oftalmologista. O procedimento é feito com aparelhagem moderna e pode ser realizado através de duas técnicas principais: 

Facoemulsificação

Popularmente conhecida como FACO. Neste procedimento o paciente é submetido a uma anestesia local (colírios) e, logo após, através de duas pequenas incisões corneanas, o cristalino opacificado é fragmentado, aspirado e removido, sendo substituído por uma lente intraocular transparente dobrável, sem a necessidade de pontos. Nesta técnica, a recuperação da visão costuma ser rápida.

Extração extracapsular do cristalino

Conhecida como EECP e menos utilizada do que a anterior. Nesta técnica o cristalino é removido por inteiro, de forma manual, através de uma abertura na região superior da córnea . Neste caso, a cirurgia geralmente precisa de pontos na córnea para fechamento da incisão e seu processo de recuperação é mais demorado. Por isso, tal procedimento é reservado para casos mais complexos, em que a catarata já está muito avançada e difícil de ser retirada pela técnica mais moderna ,que é a FACO.

As cirurgias de Catarata podem ser realizadas em um tempo que varia de 10 minutos a 1 hora, dependendo do caso e da técnica escolhida pelo profissional. 

O pós operatório em ambas as opções é considerado tranquilo, mas o cuidado é sempre necessário, ou seja, o paciente precisa estar atento à higiene e a aplicação de colírios prescritos pelo médico. 

Lembre-se: Sua atenção pode ser capaz de identificar a catarata de forma precoce, permitindo assim, melhorar sua visão! Mantenha-se informado, previna-se e procure o seu oftalmologista para realizar os exames de rotina.

Quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores são as chances de tratar e reverter o problema sem maiores complicações!

Cirurgia de Catarata é qualidade de vida!

Onde realizar a cirurgia de catarata?

Na Oftalmo Città, clínica localizada no Rio de Janeiro, temos uma série de profissionais qualificados para realizar a cirurgia de catarata. Possuímos um corpo clínico renomado e altamente especializado no campo da oftalmologia. 

Além disso, contamos com equipamentos tecnológicos e estrutura de alto padrão, a fim de promover o melhor atendimento para os nossos pacientes.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar:

Resultado de Exames

Prof. Dr. Gustavo Novais

Córnea & Refrativa

Director of communications PanCornea Society (2015-2016).

Diretor de cursos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (2015-2016).

Doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM).

Chefe do setor de córnea da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Residência médica em Oftalmologia no Hospital Municipal da Piedade/RJ.

Fellowship em córnea e doenças externas – McGill University, Montreal/Canadá.

Fellowship em córnea e doenças externas – Hospital Oftalmológico de Sorocaba/SP.

Observership em córnea e doenças externas – Massachusetts Eye and Ear Infirmary- Harvard- Boston/EUA.

Observership em córnea e doenças externas – Bascom Palmer Eye Institute – Miami/EUA.

Prof. Dr. Eduardo Novais

Retina Cirúrgica/Clínica & Mácula

• Pós-doutorado pelo New England Eye Center at Tufts School of Medicine, Boston/Estados Unidos.

• Doutorado em Oftalmologia (Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM).

• Especialista em retina cirúrgica e clínica (UNIFESP/EPM).

• Oftalmologista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pelo International Council of Ophthalmology (ICO).

• Fellowship no The Henry C. Witelson Ocular Pathology Laboratory – McGill University, Montreal/Canadá.

• Membro da equipe de pesquisa clínica em Oftalmologia da Unifesp/EPM, liderada pelo Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. e Profa. Dra. Cristina Muccioli.

• Membro da Academia Brasileira de Oftalmologia (ABO).
Membro do programa “Jovens lideranças médicas” da Academia Nacional de Medicina.

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.