Central de Marcação: (21) 2493-8561

Cuidados diários para manter a saúde dos olhos

olhossaude_thumb

Os olhos são uma das partes mais sensíveis do nosso corpo, e ao mesmo tempo uma parte bastante exposta. Assim como outras regiões precisam de atenção, nossos olhos também carecem de cuidados para se manterem saudáveis e longe de possíveis doenças e irritações.

A primeira dica é evitar dormir sem retirar totalmente a maquiagem. Durante a noite ela pode soltar partículas ou obstruir os orifícios das glândulas palpebrais, causando irritações e inflamações nas pálpebras, conjuntiva (camada transparente que recobre o branco do olho) e córnea. Outra dica é também sempre conferir a validade dos produtos e jamais compartilhar maquiagem com outras pessoas, pois isso pode facilitar a proliferação de doenças contagiosas como a conjuntivite.

Outra dica é sempre usar óculos de sol quando for sair durante o dia. Assim como nossa pele precisa de protetor solar, nossos olhos também precisam de cuidados ao se expor aos raios solares, que podem provocar ou acelerar o aparecimento de diversas doenças. Mas atenção, tenha cuidado ao comprar seus óculos. Muitos óculos são feitos apenas com fins estéticos, e não oferecem nenhuma proteção. Procure sempre comprar óculos que venham com garantia de proteção aos raios UVA e UVB.

Tenha cuidado redobrado ao tocar seus olhos. Procure sempre lavar bem as mãos antes de tocá-los por qualquer que seja o motivo. Não compartilhe toalhas e fronhas, pois elas podem facilitar a transmissão de doenças oculares contagiosas. Evite coçar os olhos, e fazer movimentos bruscos sobre eles, pois isso pode causar ainda mais irritação e vermelhidão. Em alguns casos, o ato de coçar os olhos constante mente pode levar a doenças graves como o ceratocone. Em caso de coceira aplique água gelada no local, e se os sintomas persistirem procure um oftalmologista para um correto diagnóstico.

Procure manter uma alimentação rica em alimentos que fortalecem a saúde dos nossos olhos. As vitaminas A, C, D e o Zinco são essenciais para uma boa saúde ocular. Alimentos como cenoura, laranja, verduras verde-escuras e ovos são ótimas pedidas. Alimentos ricos em ômega 3, como salmão e atum, também são recomendados. Já a Luteína e a Zeaxantina, substâncias antioxidantes presentes na gema do ovo, ajudam a diminuir a velocidade de aparecimento de doenças como a catarata e degenerações maculares.

Por fim, é essencial realizar visitas regulares a um oftalmologista para realizar exames de rotina e acompanhar como anda a sua saúde ocular. Muitas doenças têm desenvolvimento silencioso, por isso não apresentam sintomas até estágios avançados da doença. Se previna!

Gostou deste conteúdo? Avalie nosso site, sua opinião é muito importante para nós! https://goo.gl/uQJw9L

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar:

Resultado de Exames

Prof. Dr. Gustavo Novais

Córnea & Refrativa

Director of communications PanCornea Society (2015-2016).

Diretor de cursos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (2015-2016).

Doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM).

Chefe do setor de córnea da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Residência médica em Oftalmologia no Hospital Municipal da Piedade/RJ.

Fellowship em córnea e doenças externas – McGill University, Montreal/Canadá.

Fellowship em córnea e doenças externas – Hospital Oftalmológico de Sorocaba/SP.

Observership em córnea e doenças externas – Massachusetts Eye and Ear Infirmary- Harvard- Boston/EUA.

Observership em córnea e doenças externas – Bascom Palmer Eye Institute – Miami/EUA.

Prof. Dr. Eduardo Novais

Retina Cirúrgica/Clínica & Mácula

• Pós-doutorado pelo New England Eye Center at Tufts School of Medicine, Boston/Estados Unidos.

• Doutorado em Oftalmologia (Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM).

• Especialista em retina cirúrgica e clínica (UNIFESP/EPM).

• Oftalmologista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pelo International Council of Ophthalmology (ICO).

• Fellowship no The Henry C. Witelson Ocular Pathology Laboratory – McGill University, Montreal/Canadá.

• Membro da equipe de pesquisa clínica em Oftalmologia da Unifesp/EPM, liderada pelo Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. e Profa. Dra. Cristina Muccioli.

• Membro da Academia Brasileira de Oftalmologia (ABO).
Membro do programa “Jovens lideranças médicas” da Academia Nacional de Medicina.

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.