Você pensa que a alergia só se manifesta no sistema respiratório e algumas vezes também na pele? Pensou errado! Nossos olhos também sofrem com as reações causadas principalmente por ácaros, mofo, poeira, pelos, pólen e etc. A alergia ocular, que também pode ser chamada de conjuntivite alérgica, atinge um terço da população. Ou seja, ela é mais comum do que imaginamos e não custa nada se prevenir, correto?
Os principais sintomas da alergia ocular são: coceira intensa, vermelhidão, lacrimejamento, inchaço e sensibilidade à luz. O problema maior é que uma alergia que pode ser simples e inofensiva pode causar ainda mais incômodo, pois para aliviar os sintomas muitos caem na tentação de coçar insistentemente os olhos, o que pode acabar irritando ainda mais a região e causar contaminação por microrganismos.
Separamos 5 dicas para você lidar melhor com o problema:
1 – Previna-se! Evite o acúmulo de bichos de pelúcia, tapetes, roupas de cama e tapetes que possam acumular alérgenos. Se não puder evitá-los, mantenha uma boa rotina de higienização deles, com lavagens constantes e processo de secagem abundante no sol.
2 – Cuidado redobrado com travesseiros! Eles ficam em contato direto com os olhos durante o sono, e por isso mesmo pode ser grande vilões se estiverem contaminados. Fica com o olho constantemente irritado após dormir? Pode ser isso. Fique atento.
3 – Evite coçar os olhos, pois isso pode acabar causando mais irritação e ardência, além de aumentar o risco de infecções. Outro problema grave que pode estar relacionado com o coçar os olhos é o ceratocone. Por isso, fique atento!
4 – Nunca utilize colírios a base corticoides nos olhos sem prescrição médica. Esse tipo de medicamento é extremamente perigoso, e pode causar graves problemas para a sua saúde, como Glaucoma e Catarata.
5 – Se o problema for constante, confira com o seu oftalmologista a possibilidade do uso de lágrimas artificiais. Elas podem ajudar a hidratar os olhos e afastar momentaneamente a irritação.
Gostou do nosso conteúdo? Fique atento aos sintomas e procure a ajuda de um oftalmologista caso a sua alergia seja recorrente. Saúde em primeiro lugar sempre!