Você já ouviu falar no Teste Ortóptico? Saiba mais sobre esse exame oftalmológico!
O teste ortóptico, também chamado de teste de motilidade ocular ou motilidade ocular extrínseca, é o exame indicado para avaliar a movimentação ocular e a percepção de estímulos visuais.
Sendo assim, esse método de avaliação auxilia na detecção de alterações como estrabismo (desvio dos olhos), ambliopia (baixa acuidade visual, pelo seu não desenvolvimento) e insuficiência de convergência (dificuldade em fixar os olhos em um objeto próximo).
Em outras palavras, é uma análise do alinhamento dos olhos de acordo com as direções do olhar. No público infantil, essas alterações podem prejudicar o desenvolvimento e acompanhamento escolar, causando dificuldades de leitura, escrita e, até mesmo, interação com os colegas. Acompanhe o artigo e saiba mais!
Quando o Teste Ortóptico é indicado?
O Teste Ortóptico avalia o alinhamento ocular em todas as posições. O exame é indicado para pacientes que possuem:
- Visão dupla;
- Relato de desvio ocular;
- Dor de cabeça;
- Entre outros
A descoberta tardia de doenças como o estrabismo pode causar cegueira em um dos olhos. Com o diagnóstico precoce, é possível realizar o tratamento indicado para cada quadro, e as chances de sucesso são muito maiores. O tempo de exame dura, aproximadamente, 20 minutos.
O tratamento
O tratamento mais indicado para distúrbios oftalmológicos que envolvem a motilidade ocular é a reabilitação visual.
Um dos principais meios de reabilitação visual para esses casos, é a fisioterapia ocular, que pode ser realizada no consultório, junto ao ortoptista, ou em casa, através dos exercícios recomendados. A quantidade de sessões pode variar para cada paciente.
Além disso, existem outros métodos utilizados de acordo com o diagnóstico, como por exemplo, o uso de oclusor para estimular a visão e a fixação dos olhos nos objetos.