O Pterígio é uma lesão avermelhada caracterizada pelo crescimento de um tecido vascularizado que atinge inicialmente a esclera, “área branca” dos olhos. Popularmente conhecida como “carne crescida no olho”, trata-se de uma lesão benigna, e, por isso, nas fases iniciais, não oferece riscos.
Em geral, acomete adultos de 30 a 50 anos e seu desenvolvimento Pterígio pode estar relacionado à exposição excessiva aos raios solares UVA e UVB.
Continue lendo o artigo e saiba mais sobre o Pterígio e suas consequências!
Como prevenir o Pterígio?
Levando em consideração que a lesão pode estar relacionada à incidência de raios solares UVA e UVB, é recomendado:
- Usar óculos de sol com proteção UVA e UVB, assim como outros acessórios como bonés e chapéus;
- Manter os olhos sempre lubrificados através do uso de colírios específicos prescritos por um oftalmologista;
- Realizar check-up e consultas regulares com o oftalmologista.
Quando o Pterígio pode prejudicar a visão?
O grande perigo está no crescimento excessivo que, além de sintomas como vermelhidão e ardência nos olhos, pode afetar a córnea, causando perda de visão.
Quando o Pterígio é pequeno e não possui sintomas, não é preciso realizar intervenção, apenas se for desejo estético. Nos demais casos, se não tratado, o Pterígio nas fases avançadas pode prejudicar a visão e por isso deve ser removido.
Sendo assim, dependendo do estágio, o tratamento pode ser desde o uso de colírios até a remoção cirúrgica por um oftalmologista.
Onde realizar o tratamento de Pterígio?
O tratamento para Pterígio pode ser realizado no Centro Oftalmológico Città (Oftalmo Città), clínica de referência em oftalmologia clínica e cirúrgica, localizada no Rio de Janeiro.
Além de uma equipe altamente capacitada para atendê-lo, contamos com uma estrutura completa e equipamentos tecnológicos para realizar desde o acolhimento do paciente, até o procedimento cirúrgico para tratamento do Pterígio.