Você é do time que basta uma noite mal dormida para as olheiras aparecerem? Será mesmo que o motivo é apenas esse?
O que são olheiras?
As olheiras aparecem devido a concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior, o que resulta em um tom mais escurecido abaixo da região ocular. O que poucas pessoas sabem é que essa situação também pode ocorrer por conta da estrutura óssea do rosto. Em alguns casos, o globo ocular é mais fundo e isso cria uma sombra que se assemelha às olheiras.
Ainda que o problema seja comum e pareça inofensivo, tende a agravar-se quando não recebe o tratamento adequado.
As olheiras podem ter diferentes causas, inclusive genéticas. Alguns fatores como o envelhecimento, o excesso de sol, estresse, alergia e cansaço podem influenciar no aparecimento dessas manchas. Essas manchas são visíveis a olho nu e se posicionam bem abaixo da nossa pálpebra inferior. O surgimento delas se torna visível devido ao congestionamento dos vasos capilares da região ao redor dos olhos ou devido a alta concentração de melanina.
Nossos olhos refletem toda a expressão do rosto e os cuidados com essa região são muito importantes, principalmente por que a pele nessa região é mais fina e sensível.
Nas mulheres essa situação é mais comum devido ao ciclo menstrual e também durante a menopausa. Nas mulheres mais velhas essa sombra pode vir acompanhada de bolsas com excesso de pele que se tornam ainda mais incomodas.
Outra causa comum do escurecimento ao redor dos olhos é devido ao uso de alguns colírios para glaucoma, como os análogos da prostaglandina.
Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561
www.oftalmocitta.com.br