Uma mentira repetida mil vezes acaba sempre sendo creditada como verdade. E assim muitas afirmações, inclusive sobre o nosso próprio corpo, se espalham. Na prática diária da oftalmologia estamos constantemente tendo contato com essas crenças, e hoje aproveitamos a oportunidade para apontar alguns mitos sobre a nossa visão. Vamos nessa?
1 – Lentes de contato não são tão eficazes como os óculos
Isso não é verdade. Muito pelo contrário, as lentes podem ser muito mais eficazes dependendo do quadro apresentado pelo paciente. Além disso, elas ficam em contato com a córnea, o que garante um campo de visão maior.
2 – Colírios podem ser usados sem receita médica
Mito! As pessoas associam os medicamentos a substâncias que usamos de forma oral ou injetável, e por isso acabam achando que o colírio é inofensivo. Na verdade, o colírio também é um medicamento, e precisa sim de prescrição médica. Alguns tipos, como os que contêm corticoides, podem inclusive causar graves problemas de saúde se não usados da maneira correta, como por exemplo a catarata e o glaucoma. Fiquem atentos!
3 – Dores de cabeça constantes sempre são relacionadas à visão?
É muito comum as pessoas associarem os episódios de dores de cabeça a necessidade do uso de óculos. No entanto, na grande maioria das vezes isso não é verdade. Outros problemas como enxaqueca, alterações hormonais, descontrole de doenças sistêmicas, podem ser causas frequentes de dores de cabeça. Porém, na dúvida, uma avaliação com o oftalmologista é importante.
4 – O terçol pode ser curado com o uso de um anel quente
Essa é uma crença que além de ser mentira pode ser muito perigosa. O calor excessivo do metal pode acabar queimando as suas pálpebras e causando problemas ainda maiores. Além disso, não é nada higiênico colocar uma moeda nos olhos, e isso pode também causar infecções. Se você apresenta o terçol (hordéolo), agende uma consulta com um oftalmologista.
5 – Ler no escuro pode causar problemas de visão?
O hábito não causa nenhum problema de visão, o que pode acontecer é que a vista pode ficar um pouco cansada e assim a leitura também pode ser mais dificultosa.
Viu como nem tudo que dizem por aí é verdade? Quando falamos sobre a saúde dos olhos é sempre bom procurar um oftalmologista. Ele é profissional que estudou e está preparado para te orientar com informações embasadas.