Você sabia que o ato de coçar os olhos com frequência pode prejudicar a saúde ocular? É verdade. Prova disso é o ceratocone, doença degenerativa na córnea que gera mudanças na curvatura normal dos olhos, tornando seu formato semelhante a um cone.
Geralmente, essa complicação ocorre em crianças e adolescentes. A principal consequência é a visão turva e, como se trata de uma modificação na córnea, pode gerar erros refrativos, tais como a miopia e o astigmatismo elevados.
A grande dúvida dos pacientes é se existe tratamento para o ceratocone. A resposta é Sim!
Continue lendo e saiba mais sobre o ceratocone e como tratar essa alteração na córnea!
As principais formas de tratamento
O melhor tratamento para o ceratocone pode variar de acordo com o grau da doença. Alguns exames, como a topografia da córnea, são essenciais para o diagnóstico do ceratocone, pois este exame avalia a curvatura corneana.
Na fase inicial do ceratocone, por exemplo, a indicação poderá ser de óculos ou lentes de contato (gelatinosas, rígidas ou esclerais). Já em casos moderados, a técnica do anel intraestromal para ceratocone pode ser indicada.
Nos casos iniciais e intermediários, o procedimento de crosslinking corneano pode ser indicado para conter a progressão da doença.
Por fim, para casos mais avançados, o transplante de córnea pode ser o tratamento indicado.
Conheça cada uma das técnicas:
Óculos e lentes de contato para ceratocone
Em primeiro lugar, os óculos de grau são uma alternativa eficaz para os casos mais leves, uma vez que auxilia na acuidade visual e corrige os erros refrativos provenientes da curvatura cônica da córnea (resultado do ceratocone).
Nos casos em que o óculos não conseguem atingir a visão adequada, as lentes de contato específicas para correção da córnea podem ser uma opção eficaz, como por exemplo os modelos de lentes rígidas (RGP) e lente escleral.
Anel para Ceratocone
Outro meio de tratamento para o Ceratocone é o implante do Anel Intraestromal. Neste procedimento um anel é inserido entre as camadas da córnea para regularizar sua curvatura. Para a maior precisão deste procedimento, o LASER de femtosegundo pode ser utilizado.
Crosslinking Corneano
O Crosslinking Corneano é um procedimento eficaz e pouco invasivo para o tratamento de casos iniciais e moderados de Ceratocone. Seu objetivo é enrijecer as fibras de colágeno da cornea, evitando assim, a progressão da doença.
A cirurgia é realizada sob aplicação de colírio anestésico e colírio de riboflavina (vitamina B2), combinado com exposição à luz ultravioleta (UVA).
Transplante de córnea
O Transplante de Córnea é a última alternativa para o tratamento de ceratocone. Sendo assim é indicada apenas quando os outros métodos não surtiram efeito ou quando os danos causados à estrutura ocular do paciente são irreversíveis. Nesse caso, é necessário a substituição da córnea pela de um doador, para que não haja perda da visão do indivíduo.
Onde tratar o Ceratocone?
O Ceratocone pode ser tratado em centros oftalmológicos especializados.
O Centro Oftalmológico Città (Oftalmo Città), localizado no Rio de Janeiro (RJ), possui uma equipe altamente capacitada para realizar os procedimentos referentes ao Ceratocone, desde o diagnóstico da doença, até o tratamento qualificado por meio de equipamentos modernos e técnicas cirúrgicas adequadas.