Por mais que as pessoas estejam cientes com a relação da cegueira e o diabetes, o número de casos de perda total de visão, continua aumentando! Calcula-se que até 80% dos pacientes que tenham diabetes há 25 anos ou mais sejam atingidos pela retinopatia.
Mas afinal, por que isso acontece?
Falhas no tratamento do diabetes
Depois de ser diagnosticado com a doença, é necessário seguir à risca todos os procedimentos indicados pelo seu médico. Os diabéticos que não tratam a doença de forma adequada, tendem a sofrer consequências graves, uma delas é a retinopatia diabética, responsável pelo aumento do número de casos de cegueira entre os portadores da doença. A falta de disciplina na hora do controle da alimentação e na rotina dos medicamentos, provoca o desenvolvimento da doença sem que o paciente perceba.
Ausência ou poucos sintomas no início da doença
Em alguns tipos de diabetes, especialmente o tipo 2, o aumento de açúcar no sangue pode ser assintomático. A enfermidade só é identificada claramente quando os as alterações estão em estágio avançado e a visão começa a ficar embaçada. Nos casos mais avançados, pode ocorrer hemorragias vítreas ou descolamento de retina com baixa importante da visão.
É recomendado que pacientes portadores do diabetes tipo 1 realizem o primeiro exame de fundo de olho até 5 anos após do diagnóstico. Já os pacientes portadores de diabetes tipo 2, o exame oftalmológico e fundo de olho deve ser feito imediatamente. A frequência das consultas com o oftalmologista vai depender do grau de acometimento, podendo variar de 3, 6 meses ou a cada ano.
Não coloque a sua visão em risco. Se você possui a diabetes, consulte um médico especialista. Ele saberá te guiar no melhor tratamento! Não espere que os sintomas apareçam, cuide da sua saúde ocular!
Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site: www.oftalmocitta.com.br