Seus pais já te falaram que quando você era bebê tinha os olhos claros? Eles provavelmente não estavam mentindo, a cor dos olhos que apresentamos durante o nascimento pode mudar conforme o nosso desenvolvimento. Vamos entender melhor o motivo?
O que dá cor aos nossos olhos é uma substância chamada melanina, a mesma que também confere pigmentação para nossa pele e cabelos. A quantidade de melanina presente na íris determina qual será a cor dos olhos. Essa quantidade é determinada por características genéticas herdadas dos nossos pais.
O que acontece é que quando nascemos geralmente apresentamos olhos de cores claras, pois dentro do útero materno quase não produzimos melanina. Ao nascermos, a luz estimula naturalmente o nosso corpo a iniciar a produção da substância, o que passa a conferir a tonalidade que levaremos pelo resto da nossa vida. A mudança de cor ocorre entre os seis e nove meses de idade. Com 12 meses a maioria das crianças terá a cor dos olhos definitiva.
O que é curioso é que, ao contrário do que pensamos, não existe pigmento azul, cinza ou verde nos olhos. O único pigmento que temos é o castanho, e é a quantidade dele que determina se os olhos de uma pessoa serão claros ou escuros.
Geralmente, a cor dos olhos do bebê muda sem que isso signifique nenhuma alteração importante. Mas se apenas um único olho mudar de cor (o que é muito raro) ou se você notar alguma alteração, procure um oftalmologista especialista.
Gostou deste conteúdo? Avalie nosso site, sua opinião é muito importante para nós! https://goo.gl/uQJw9L