Central de Marcação: (21) 2493-8561

O que é miopia?

o-que-e-miopia_thumb

Você apresenta dificuldades para enxergar os objetos distantes? Fique de olho!

A miopia é o distúrbio refrativo mais comum em todo o mundo. Ela normalmente está associada à fatores genéticos, porém, outros fatores também podem contribuir para o seu desenvolvimento ao longo da vida como, por exemplo, o estresse visual excessivo. Recentemente, um estudo associou o uso excessivo de tablets e celulares com o aumento da miopia em crianças.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a miopia acomete cerca de 30 a 40% da população ocidental e tende afetar membros da mesma família.

Ela pode ocorrer quando o olho é um pouco mais comprido do que o ideal ou quando a córnea é curva demais, prejudicando na formação da imagem na parte de trás do olho e resultando numa aparência borrada para objetos distantes.

Sintomas da miopia

· O míope apresenta dificuldades para enxergar objetos distantes

· Necessidade de fechar (“apertar”) os olhos para enxergar objetos distantes

Caso você esteja com problemas para dirigir automóveis e identificar objetos afastados, não deixe de procurar o seu oftalmologista de confiança para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Esse problema pode ser corrigido com uso de óculos, lentes de contatocirurgia refrativa ou uso de lentes intraoculares fácicas!

Quais são os tratamentos disponíveis para a miopia? 

O tratamento da miopia consiste corrigir o grau através do uso de lentes corretivas para ajudar a focar a luz corretamente na retina. Sendo assim, o método mais simples e imediato de correção de grau é o uso dos óculos ou lentes de contato. Ambas com lentes divergentes. No entanto, existem opções cirúrgicas para remover o grau e a necessidade de uso de óculos ou lentes de contato, como a cirurgia a laser ou as lentes intraoculares fácicas. Quer saber mais? Continue a leitura

O que é Cirurgia Refrativa a laser (PRK E LASIK)?

A cirurgia refrativa é uma das cirurgias oculares mais seguras e com altas chances de sucesso para correção de altos graus. Através de técnicas cada vez mais avançadas, o paciente que optar por realizar esse tratamento será submetido a um procedimento indolor via laser e em alguns minutos irá conseguir melhorar a qualidade da sua visão.

Tipos de Técnicas:

PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):

Neste procedimento o oftalmologista responsável irá aplicar a correção de grau na superfície da córnea. Consideramos esse tratamento quando o paciente é jovem, possui córneas mais finas e assimétricas. Por ter menos riscos, o Centro Oftalmológico Città trabalha apenas com o laser PRK.  No entanto, ela possui uma recuperação visual mais lenta comparada a LASIK.

LASIK (Laser-Assisted in situ Keratomileusis):

Neste procedimento, ocorre um corte ultrafino na camada anterior da córnea. Feito isso, é realizado a aplicação do laser na camada interna. Isso faz com que o haja menos desconforto no pós-operatório e uma recuperação visual mais rápida. No entanto, alguns estudos recentes questionaram a segurança a longo prazo desta técnica, fazendo com que o PRK seja o procedimento de eleição entre a maioria dos oftalmologistas.

Lentes Intraoculares Fácicas:

As lentes intraoculares fácicas são o procedimento de escolha para a correção de altos graus de miopia ou para pacientes que não podem realizar o procedimento de correção a laser por algum problema na córnea, como córneas muito curvas ou finas (ectasias ou ceratocone).

Essas lentes podem corrigir miopias de até 18 graus e até 6 graus de astigmatismo. O implante é realizado por um procedimento cirúrgico seguro, desde que realizado por um especialista treinado e certificado. A Lente Evo Visian ICL já é utilizada há mais de 20 anos em todo o mundo, trazendo qualidade de vida para os altos míopes.

Diagnóstico do tratamento de miopia:


Todo tratamento deve ser acompanhado de um médico oftalmologista de confiança. No Centro Oftalmológico Città, analisamos com precisão o quadro do paciente e através de uma série de exames complementares de alta tecnologia e assim conseguimos indicar o tratamento mais adequado.

Não se acostume com a doença! Ao menor sinal da doença, procure um médico especialista para realizar os devidos cuidados.

Ainda possui dúvidas? Agende uma visita e venha conversar com um de nossos especialistas!

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar:

Resultado de Exames

Prof. Dr. Gustavo Novais

Córnea & Refrativa

Director of communications PanCornea Society (2015-2016).

Diretor de cursos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (2015-2016).

Doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM).

Chefe do setor de córnea da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Residência médica em Oftalmologia no Hospital Municipal da Piedade/RJ.

Fellowship em córnea e doenças externas – McGill University, Montreal/Canadá.

Fellowship em córnea e doenças externas – Hospital Oftalmológico de Sorocaba/SP.

Observership em córnea e doenças externas – Massachusetts Eye and Ear Infirmary- Harvard- Boston/EUA.

Observership em córnea e doenças externas – Bascom Palmer Eye Institute – Miami/EUA.

Prof. Dr. Eduardo Novais

Retina Cirúrgica/Clínica & Mácula

• Pós-doutorado pelo New England Eye Center at Tufts School of Medicine, Boston/Estados Unidos.

• Doutorado em Oftalmologia (Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM).

• Especialista em retina cirúrgica e clínica (UNIFESP/EPM).

• Oftalmologista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pelo International Council of Ophthalmology (ICO).

• Fellowship no The Henry C. Witelson Ocular Pathology Laboratory – McGill University, Montreal/Canadá.

• Membro da equipe de pesquisa clínica em Oftalmologia da Unifesp/EPM, liderada pelo Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. e Profa. Dra. Cristina Muccioli.

• Membro da Academia Brasileira de Oftalmologia (ABO).
Membro do programa “Jovens lideranças médicas” da Academia Nacional de Medicina.

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.