Transplante de Córnea

O transplante de córnea é uma cirurgia na qual a córnea doente é substituída pela córnea de um doador.

Quais são as indicações da cirurgia de transplante de córnea?

• Traumatismos oculares: causados principalmente por acidentes de trabalho como a queda de ciscos nos olhos, pequenas perfurações, queimaduras com agentes químicos e outros. Para evitá-los é recomendável o uso de equipamentos e medidas de segurança.
  • Ceratocone: doença ocular com evolução gradual que deforma a córnea até que ela fique com o formato de cone. Esta doença causa diminuição da visão.
  • Outras causas: a córnea também pode ser afetada por doenças congênitas , como a distrofia de Fuchs, e complicações após cirurgias oculares como a ceratopatia bolhosa, ambas podendo levar ao edema (inchaço) da córnea; além de doenças metabólicas ou degenerações de origem desconhecida.

Este transplante pode mudar a cor dos olhos?

Por ser um tecido transparente, o transplante de córnea não influência na cor dos olhos.

Qual o limite de idade para ser doador de córnea?

Conforme a legislação, o limite é de 2 a 80 anos.

Quem é doador?

Todas as pessoas podem ser doadoras. Porém, sempre é realizada uma análise sobre a causa da morte, idade e se há autorização familiar.

Mesmo que uma pessoa tenha qualquer deficiência nos olhos, ela pode ser doadora?

Antes do transplante a córnea é avaliada, portanto, mesmo que a pessoa tenha alguma doença nos olhos poderá ser doadora.

O que a pessoa deve fazer para ser doadora?

Para que a pessoa possa ser doadora de córnea, ela deve informar aos seus familiares seu desejo.

O receptor da córnea pode ter sua aparência alterada?

Não, pois a córnea é transplantada com técnicas cirúrgicas que não deixam qualquer vestígio.

É possível escolher para quem o doador destinará sua córnea?

Não é possível. A Lei de Doação de Órgãos estipulou uma lista única para cadastro de receptores, que deve ser seguida.

A cirurgia de transplante de córnea causa dor?

A cirurgia é feita sob anestesia local ou geral. Durante o procedimento cirúrgico o paciente não sente dor. Leve desconforto pode estar presente nos primeiros dias de pós-operatório.

Qual o tempo da cirurgia?

O tempo médio da cirurgia é de uma hora e meia.

Orientações ao paciente:

Em caso de uso de lentes de contato, as mesmas deverão ser removidas no dia anterior à cirurgia.