Cirurgia de Catarata - Facoemulsificação

A cirurgia de Catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. A cirurgia consiste na retirada do cristalino opacificado (lente natural do olho), para implante de uma lente intraocular (LIO) – lente artificial que funciona como a lente natural (cristalino).

Saiba mais sobre os tipos de lentes intraoculares e as lentes Premium aqui.

Quais são as indicações da cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata está indicada sempre que houver comprometimento da visão com impacto na qualidade de vida do paciente. Por isso, a indicação varia cada paciente. Atualmente, não é necessário esperar o estágio mais avançado da doença para indicar a cirurgia.

 

Quais são os procedimentos cirúrgicos?

 O procedimento é realizado no Centro Cirúrgico do Centro Oftalmológico Città de forma rápida e segura. Haverá aplicação de anestesia local por meio de colírio, sem necessidade de internação. O paciente receberá alta no mesmo dia.

 

A cirurgia de catarata causa dor?

A cirurgia é realizada sob instilação de anestesia local, por isso o procedimento é indolor.

 

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

A cirurgia de catarata dura em média 15 minutos. A recuperação da cirurgia, com pós-operatório mais tranquilo, ocorre se o paciente repousar e evitar:

  • Movimentos bruscos com a cabeça.
  • Comprimir ou coçar o olho.
  • Ambientes quentes e poluídos.
  • Vapor, poeira e vento.
  • Xampu e sabão no olho operado.

 

Orientações ao paciente:

Após a cirurgia, em caso de dor e olho vermelho ou qualquer outro tipo de sintoma ou sinal, o paciente deverá comunicar o médico. É importante comparecer fielmente às consultas marcadas para acompanhamento do pós-operatório, pois elas são de extrema importância.

 

Curiosidade:

Pessoas com perda de visão relacionada à Catarata, que se submetem à remoção cirúrgica, vivem mais do que aquelas que não passam pelo procedimento – diz estudo publicado pela Academia Americana de Oftalmologia. Ao avaliar dois grupos, cientistas descobriram uma redução de 40% no risco de mortalidade entre os pacientes operados.

Saiba mais sobre a catarata.