Blog

Xantelasma

Xantelasma é uma lesão cutânea relativamente comum, associada às alterações dos lipídios no sangue. Estes são pequenos depósitos de gordura e colesterol que se aposentam sob a superfície da pele ao redor dos olhos, precisamente nas pálpebras superiores e inferiores, próximas ao nariz.

O problema acontece principalmente em adultos, especialmente nas mulheres na fase da menopausa e acaba se associando também aos níveis altos de colesterol e triglicerídeos. 

O Xantelasma é o tipo mais comum de xantoma, um tumor benigno de pele ligado a um distúrbio de metabolismo dos lipídios. 

CARACTERÍSTICAS DAS LESÕES

São pequenas placas de gordura planas ou salientes que se instalam na superfície das pálpebras superiores. Sua cor avermelhada e de formato ovalado, possuem bordas bem definidas. A evolução é lenta, mas progressiva, ao ponto das bolsas de gordura ocupar parte significativa da região das pálpebras.

 

SINTOMAS

As lesões cutâneas são assintomáticas e não contagiosas. Do ponto de vista estético, porém, sua presença pode causar bastante desconforto e constrangimento nos portadores da condição.

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de xantoma e xantelasma é essencialmente clínico, baseado na observação criteriosa das lesões cutâneas. Testes laboratoriais de sangue são importantes para medir os valores do colesterol, triglicérides e demais lipídios e de certos componentes hepáticos (haja vista que grande parte do nosso colesterol é produzido no fígado) que podem estar envolvidos no aparecimento das bolsas gordurosas. Há casos especiais em que se torna necessário encaminhar para a biópsia, a fim de determinar sua natureza clínica. Raramente exames de imagem, como ultrassom, tomografia e ressonância magnética, são imprescindíveis para avaliação diagnóstica.

 

TRATAMENTO

A solução é cirúrgica para remover as bolsas e os tecidos gordurosos que se formam sob as pálpebras, importante mesmo é que o procedimento seja supervisionado e realizado por médicos especialistas em dermatologia e oftalmologia.

Gostou deste conteúdo? Avalie nosso site, sua opinião é muito importante para nós! https://goo.gl/uQJw9L

Precisa de uma consulta? Podemos te ajudar, entre em contato conosco através do telefone (21) 2493-8561 ou pelo Whatsapp

Quer conhecer mais conteúdos como este? Acesse o nosso blog!



voltar